Os efeitos de um gesto solidário podem tornar-se duradouros e prolongar-se no tempo — e podemos encontrar um exemplo na parceria entre a Fundação Rotária Portuguesa (FRP), o Rotary Club de Sintra, e a Associação Quinta Essência (QE). Graças a esta colaboração, que desde 2023 continua a gerar frutos, foi possível equipar o Lar Residencial e o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação QE com desfibrilhadores automáticos externos (DAE).
“Graças ao generoso apoio do Rotary Club de Sintra e Fundação Rotária Portuguesa foi possível à Associação QE implementar um programa de Desfibrilhação Automática Externa há muito aguardado”, afirmou Sebastião Albuquerque, Presidente da Direção da Associação QE. “A aquisição dos dois desfibrilhadores automáticos externos, bem como a contínua certificação de elementos da nossa equipa no Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, reforça o compromisso da Associação QE com a segurança e o bem-estar de todos quantos frequentam os nossos espaços — sejam clientes, colaboradores, voluntários ou visitantes”, acrescentou.

Formação certificada de colaboradores
Embora a instalação dos equipamentos tenha ocorrido em 2023, a sua utilidade e o investimento na formação continuam bem vivos: em dois anos, o número de colaboradores daquela IPSS capacitados a utilizar DAE aumentou para 22, garantindo uma resposta pronta e eficaz a eventuais emergências médicas.
A formação certificada, inicialmente ministrada pela Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa, foi recentemente reforçada através do projeto “Formação Básica para Salvar Vidas”, dinamizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sintra, vencedor do Orçamento Participativo de 2023 da União de Freguesias de Sintra.
Para Vanessa Chang, Coordenadora de Comunicação e Imagem da instituição, o reforço da formação reflete o “empenho contínuo da Associação em garantir que os DAE não sejam apenas equipamentos instalados, mas verdadeiros instrumentos de vida, operados por profissionais preparados para agir em momentos críticos.”

Relação sólida entre instituições
A durabilidade do projeto também se sustenta numa relação sólida entre as instituições. Ana Pombal, ex-Presidente do Rotary Club de Sintra, recorda que “os contactos com a Associação QE começaram já em 2008” e que desde então “todos os anos temos apoiado a associação através de diversas iniciativas como a venda de Natal.” Já Maria Teresa Amaral, atual Presidente do clube rotário de Sintra, reforça: “temos mantido o contacto com a associação e continuamos a colaborar com ações regulares.”

A Associação QE, localizada na Abrunheira, Sintra, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que apoia adultos com deficiência intelectual, promovendo a sua autonomia através de programas personalizados em duas respostas sociais: o CACI e o Lar Residencial. As suas instalações, com 15 mil m² de áreas verdes, acolhem utentes residentes e não residentes num ambiente natural que privilegia o desenvolvimento pessoal e a inclusão social.
A Fundação Rotária Portuguesa é uma instituição privada de solidariedade social, sem fins lucrativos, criada pelos Rotários Portugueses para concretizar o Ideal de Servir. Sediada em Coimbra, a FRP desenvolve a sua atividade em todo o território nacional, promovendo iniciativas nos domínios educativo, científico, cultural, humanitário e social. Através da atribuição de bolsas de estudo, subsídios, prémios e outros apoios, a FRP reforça há mais de seis décadas o seu papel como agente de desenvolvimento e inclusão, atuando sempre em estreita colaboração com os Clubes Rotários de Portugal.